Congelar Legumes – Para quem tem pouco tempo para cozinhar

Muitos me mandam emails ou mensagens pedindo socorro porque tem apenas 1h de almoço e querem almoçar em casa. Muitos enjoaram da comida de restaurantes, outros porque estão de dieta, outros porque têm filhos pequenos em casa e até porque querem economizar e comer mais saudável. Então nos próximos dias vou fazer uma série sobre comida congelada.

Sim… eu também tinha preconceito. Até agora tenho dessa que se compra pronto no mercado, mas confesso que fazendo a minha em casa estou simplesmente me apaixonando por essa praticidade. Vou compartilhar com vocês aos poucos alguns truques simples que testei nos últimos meses e tem facilitado muito a minha vida e dado a oportunidade de comermos refeições dignas de fim de semana, só que em plena segunda feira 😀 Hoje já mando a primeira dica. Os legumes… A minha maior dificuldade muitas vezes é ter tempo de ir no mercado durante a semana. E muitas vezes se compro o suficiente para durar vários dias, quando vamos comer já temos verduras velhas e sem graça. Esses tempos comecei a pesquisar uma solução em blogs da terra do tio Sam (sim, eles que são especialistas nisso poderiam ter algumas dicas) e tem mesmo.

Congelar legumes é relativamente simples. Só é preciso alguns cuidados e algumas medidas para ter sempre o melhor na sua mesa. Separei 4 dicas para ajudar você neste processo:

1. Só congele comida em bom estado. Não adianta congelar uma vagem murcha e achar que quando descongelar vai estar maravilhosa. Tem gente que fala que não prestou congelar o assado, mas congelou depois de estragado. Amigos, o congelador não é a máquina do tempo e nem opera milagres.

2. Atente para a durabilidade dos legumes no freezer. Mesmo congelados os legumes tem sim um prazo de validade que precisa ser respeitado. O congelador não tem o poder de manter eternamente a comida em bom estado, ele só retarda o prazo de validade.

3. Não congele novamente aquilo que já foi descongelado. Sim… tem gente que descongela uma pizza e sobra uns pedaços que tem o destino certo de voltar para o seu local de origem. Garanto que “misteriosamente” depois que voltarem ao congelador nunca mais serão os mesmos… rsrsrsrsr

4. Branqueamento. Sim, esse processo é tudo. Em outras palavras “branquear” seria um pré-cozimento por tempo limitado que se faz antes de congelar alguns legumes. Quando comecei a congelar legumes fiz um serviço porco com uma vagem. Piquei em pedaços e congelei direto sem branquear. Para minha infelicidade quando descongelei ela estava murcha e sem sabor algum. Perdi quase 500g de vagem por bobeira. Foi ai que descobri o segredo.

Ingredientes

Como branquear os legumes:

1. Limpe as verduras e corte da forma como serão congelados.

2. Ferva a proporção de 1 litro de água para cada 100g de verduras.

3. Em fogo baixo deixe os legumes cozinharem conforme o tempo de cada um. Um local bom para conferir o tempo é aqui. (No caso a vagem e o milho são 2 minutos e a cenoura 3 minutos. O pimentão é congelado cru.)

4. Quando finalizar o tempo de pré-cozimento coloque os legumes em uma vasilha com água para finalizar o processo.

5. Escorra e embale em sacos de plástico ou como preferir, mas lembre-se de colocar a data de validade.

Anúncios

6 comentários sobre “Congelar Legumes – Para quem tem pouco tempo para cozinhar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s