Strogonoff de Carne de Caju – uma receita prática e deliciosa

DSC_0111

Enfim…  A primeira vez que vi a tal da carne de caju sendo usada, eu fiquei pensando na lógica disso. Curiosa como sou, na hora já sai a caça de comprar a tal fruta. Foi difícil achar… especialmente porque não estava na época. Esses dias quando fui no mercadinho que tem perto de casa achei a tal da fruta. Dito e feito… fui matar a vontade e fiz propaganda para todo mundo. Além de ser mais prática que a tal da “carne de glúten” ela é muito mais gostosa. Não fica doce e nem com aquela sensação esquisita de quando se come caju. Garanto! Para quem quiser uma versão vegan, é só deixar sem o creme de leite. 😉 Continuar lendo

Hambúrguer de Caju – Especialidade da Copa de 2014

DSC09268

Na Copa de 2014 muitas especialidades serão servidas, entre elas está essa receita de hambúrguer de carne de cajú. Sinceramente nós achamos supeeer estranho e até o marido só quis provar depois de mim (querido ele né?). Amamos a receita e o resultado foi maravilhoso.

A receita é essa que pegamos desse site daqui. Super simples de fazer, mas a pessoa aqui só tinha dois cajús e não rendeu nadaaaaaa. Rendeu um micro hambúrguer. Então não espere uma receita que renda bastante. viu?

Mas testa que o resultado agrada até quem torce o nariz para a carne de soja. Essa carne de cajú é bemmmmm mais leve o gosto, e bemmm mais parecido com o de carne.

DSC09270 cópia

Polenta Crocante – Uma cara nova

polenta crocante

Se tem uma coisa que me tira do sério é gente folgada. Ontem fui num lugar que tinha uma mulher guardando uma fileira inteirinha de cadeiras no auditório para uma amiga que vinha mais tarde (ela e mais outros que fizeram o mesmo só que com menos cadeiras). Enquanto isso tinham várrrias pessoas em pé no fundo que chegaram no horário e queriam sentar.

Detalhe pior da história é que as pessoinhas que ela tinha guardado o lugar chegaram na metade da programação de cabelo molhado e tudo. Dá para acreditar? Guardar um lugar ou melhor uns 10 lugares enquanto tem pessoas até preferenciais como grávidas e idosos em pé no fundo? Tá na hora de muitos de nós olharmos para os que estão do nosso lado e largarmos o coração egoísta, não?

Isso vale para tudo mercado, transito, lojas…

ficha polenta

 

Polpetone de Carne Vegetal – inspiração no Claude

Eu amo o programa “Que Marravilha”. É super divertido! Eu me mato de rir quando o coitado do chefe Claude Troisgros encontra aqueles seres que nunca pegaram uma panela na vida. Pois é… Esses dias assistindo vi um polpetone que me deixou com água na boca, mas como carne vermelha passa longe aqui de casa resolvi que testaria fazer com uma carne vegetal enlatada.

Lóógico que o gosto fica um pouco diferente, mas fica bom tanto quanto. E especialmente nessa onda de fugir da carne especialmente vermelha essa receitinha pode dar uma força para quem está tentando entrar no rítimo, né? Então galera dei uma adaptada com o que tinha em casa. A receita original tá aqui. Eu adaptei para o que tinha em casa e troquei o cream cheese por creme de ricota e ficou ótimo! Ah… e passei na prova de fogo, os meus não explodiram hehehehehhe

Glúten, ervilhas e molho béchamel – e um bondinho maldito…

Povo essa semana fiquei em dívida com vocês né? Pois é… fomos para Poços de Caldas com os colegas de trabalho aqui e foi tudo de bom. Deu para descansar um pouquinho e aproveitar a vida hehehhehehe Mas… nem tudo é perfeito né? Logo nos primeiros minutos que chegamos na cidade eu fui desafiada para andar no teleférico. Vocês devem não estar entendendo nada né?, mas vou explicar: eu sou do tipo de pessoa que só anda em xicrinha ou carrinho bate-bate em parque de diversão. Em parque aquático só no escorregador infantil, capiche?

Pois… como não tinha outra saída e não queria ficar duas horas esperando sozinha (além do mais era de grátis para mim) fui. Para ser sincera quase morri de pânico antes de entrar (ainda mais quando vi que o bondinho foi construído em 1900 e bolinhas), mas quando entrei no bondinho foi mais tranquilo… em compensação outros marmanjos aqui do trabalho que tavam me tranquilizando antes de subir amarelaram feiiiiooo kkkkkk É… descobri que sou mais corajosa que muitos pais de família daqui e que meu pânico por altura foi 1% superado.

Bom, mas vamos à receita. Fazia tempo que eu estava com vontade de preparar essa receita. O meu marido gosta de carne de glúten com molho de tomates, mas eu queria muito fazer essa outra versão. E foi quando deu na louca e testei em um domingo.Trata-se de um creme levinho e com um gostinho no fundo mais refinado sabe? Hum… garanto que substitui bem o estrogonofe de carne vegetal, e dá uma outra carinha ao prato. Aí é mais uma opção para quem quer evitar a carne e ter uma refeição bem saudável. #ficaadica