Batata Duquese

Linda, delicada e o sabor… Isso para mim é a batata duquese. Bom tá certo que tudo de batata me encanta, mas essa charmosinha tem um espaço especial. Fácil, fácil consigo almoçar só elas e uma saladinha. Essa receitinha de hoje vai em homenagem a minha sogrinha, Vanessa, que hoje está de níver!

Vocês sabem que sou o desastre em pessoa. Coitada da minha vizinha. Hoje me empolguei na limpeza e acabei alagando a janela da cozinha da minha vizinha de baixo. Sorte que, como é feriado, acho que ela não estava em casa e o calor do caramba que está fazendo aqui vai fazer secar rapidinho… pelo menos espero.

O papo está bom, mas vamos à receita:

  • 500g de batata
  • 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga (melhor com manteiga)
  • 1 gema
  • sal
  • páprika
  • gema para pincelar (não usei, a priguiciti não permitiu)
Cozinhe as batatas até ficarem macias. Tem gente que cozinha já sem casca, mas eu descasquei ainda quente porque acho mais rápido e prático. Amasse as batatas ainda quentes. Junte a margarina, a gema e o sal. Misture bem.
Coloque em um saco de confeitar com o bico pitanga e faça os bolinhos conforme a foto, numa forma forrada com papel manteiga. Se quiser pincele a gema e polvilhe páprika por cima. Eu acabei polvilhando só a páprika. Leve ao forno para dourar. Sirva quentinho!!! Hum… delícia!

15 comentários sobre “Batata Duquese

  1. Suellen Timm disse:

    Oi Thássila, pode ser de várias formas. Eu gosto mais quentinho ou morno mesmo. Agora gelada acho que não fica tão boa. Para ser sincera nunca testei fazer de um dia para o outro, só fiz na hora mesmo ou pouco tempo antes (tipo de manhã para o almoço).

    • Thássila Vieira disse:

      Hum… fiz a receita… e honestamente, fica uma delícia quando sai do forno! pq fica crocante por fora e cremosa por dentro. Depois…fica muxa e totalmente sem graça! rs Então…. acredito que só quentinha, e assando na hora de servir. Ou pelo menos dando uma esquentada novamente, para voltar a ficar crocante!

      • Suellen Timm disse:

        É o q pensei mesmo que iria acontecer. Mas se esquentar acho que deve voltar mesmo ao gosto original. Fica lindinha e bem gostosa né?

      • Thássila Vieira disse:

        Sim sim! fica ótimo quando esquentamos de novo!
        Estou até pensando em fazer para o meu noivado! rs (mas não tenho certeza! ta dificil de mais definir um cardápio fácil, que não me deixe muito presa na cozinha! pq né… tenho q curtir! rs e a mamis tbm! rs

      • Suellen Timm disse:

        Thássila, que legal!!! Realmente é muito bom curtir o noivado… e você e sua mãezinha precisam estar despreocupadas. Se quiser e for ajudar posso fazer um post com algumas ideias que juntei de jantar de noivado. O meu a gente optou por fondue doce e salgado mesmo justamente por causa disso… deixou todo mundo despreocupado. Bjs

      • Thássila Vieira disse:

        Nossa seria muito bom se pudesse me ajudar sim!
        Então… nunca tinha pensado em Fondue! Mas vai ser um almoço…não sei se combina! rs
        É o que eu quero…todo mundo despreocupado… porém tudo gostoso! rs

      • Suellen Timm disse:

        Vou colocar o post então. Olha raclete de batatas (não sei se gostam) é o mesmo principio de praticidade do fundue e é super prático. Compensa também. Tem a receita aqui no blog.

  2. Francielle Nogueira disse:

    amei a receita Su! com certeza vou fazer aqui em casa! parabens pelo blog, ta muito lindo! beijoca

Deixe um comentário